A origem do Aramaico ܐܪܡܝܐ, e sua ligação com o Sânscrito संस्कृत

Aramaiyt = termo que se refere a Aram (Arão na Bíblia)

Aram (Arão) foi filho de Shem (Sem) neto de Noach (Noé).

Shem (Sem) filho de Noach (Noé) nasceu por volta do ano 2.500 aec, ou seja, se Aram (Arão) que criou esta língua nasceu alguns anos depois do seu pai, então temos o Aramaico datando cerca de 4.500 anos atrás, que permaneceu, mesmo após o episódio da ‘confusão/mistura’ da língua original (proto-semitico) em 70 línguas distintas uma das outras, na narração da destruição da Torre da Babel.
Como escrita, o aramaico é provado historicamente, sendo escrito em Proto-semitico e em até cuneiforme, escrita esta criada pelos Sumério que conquistaram a região da babilônia, na época do Império Assírio. Os historiadores, dizem que o Aramaico deu sua origem ao Kharosthi (língua raiz Hindu), tal é a identidade dos dois alfabetos. Mas foi o Kharosthi que se desenvolveu no noroeste da Índia, então influenciando a escrita Brahmi. O Brahmi, sem dúvida, foi a língua e escrita que influenciou mais de 40 línguas, estando presente no moderno alfabeto indiano. Podemos notar a influência desta língua no Khmer, no Tibetano. E, evidentemente, o Sânscrito e o Prakrit.

One Reply to “A origem do Aramaico ܐܪܡܝܐ, e sua ligação com o Sânscrito संस्कृत”

  1. Oi Boa tarde eu gostei muito desse blog o aramaico é muito interessante gosto dos arameus da sua história eu gostaria de saber como o aramaico era escrito na idade do bronze se ele era escrito em cuneiforme ou alguma forma ideografica devia ser muito interessante saber disso se puder me responda.

Deixe um comentário